sábado, 12 de novembro de 2011

SISTEMA EXCRETOR

Caro leitor, 
hoje estamos postando um assunto no qual ministramos um seminário na aula de Histologia e Embriologia sob orientação do professor Silvio Santos Sandes. O tema abordado foi sistema excretor composto por suas funções e componentes. Confiram!

SISTEMA EXCRETOR

É formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal líquido de excreção do organismo. É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.


A eliminação da urina é feita através do sistema urinário. Os órgãos que compõe o sistema urinário são os rins e as vias urinárias.
Os nossos tecidos, que recebem do sangue as substâncias nutritivas, ao sangue abandonam aqueles compostos químicos tóxicos que neles se formam como resultado do complexo fenômeno da nutrição. Tais substâncias são danosas e devem ser eliminadas para não intoxicar o organismo e pôr a vida em perigo. A maior parte desses produtos é eliminada por trabalho do aparelho urinário; somente uma parte mínima é eliminada pelas glândulas sudoríparas mediante o suor.

RINS
1 – cápsula de tecido conjuntivo        
2 -  zona cortical periférica
3 – zona medular central
4 – gordura no seio renal
5 – artéria renal
6 – veia renal
7 - ureter








URETERES

Histologicamente, os ureteres apresentam a camada mucosa revestida pelo epitélio polimorfo ou de transição, tecido conjuntivo subjacente e três planos de músculo liso, circular, longitudinal e obliquo.












BEXIGA


URETRA








Nenhum comentário:

Postar um comentário